Comunicados de Imprensa

[ Imprimir ] [ Listar Comunicados ]
16-07-2018
Ciência Viva no Verão na rota dos golfinhos do Sado

É o programa de divulgação científica mais aguardado do ano: a Ciência Viva no Verão em Rede acaba de chegar com mais de 800 acções e saídas de campo para todas as idades e em todo o país, sempre na companhia de especialistas.

Esta quarta-feira, 18 de Julho, às 11.00, a Ciência Viva convida os jornalistas a acompanharem uma das acções do programa: um passeio de barco “Na Rota dos golfinhos do Sado”, guiado por uma bióloga marinha e por uma pescadora daquele estuário.

A bordo de um dos Galeões do Sal, navegaremos rumo à casa dos Roazes do Sado, a única comunidade de golfinhos roazes-corvineiros (Tursiops truncatus) residente em Portugal. Estes mamíferos alimentam-se, descansam e socializam no interior desta bacia estuarina, nas zonas marinhas adjacentes à Serra da Arrábida e da península de Tróia, locais esplêndidos de vida e de beleza natural, porém constantemente ameaçados.

O tema central deste ano são os rios e a água e a forma como a ciência pode contribuir para os preservar. Esta acção no Sado, desenvolvida em parceria com a Ocean Alive, chama a atenção para o importante papel dos estuários na biodiversidade. A coordenadora desta ONG é a bióloga marinha Raquel Gaspar, vencedora do Prémio Terres de Femmes Portugal 2017 com o projecto “Guardiãs do Mar: salvar o ambiente, preservar empregos”, pelo seu trabalho com as mulheres pescadoras do Sado e pela recolha de toneladas de plástico deste estuário com recurso a crowdfunding.

Ponto de encontro:
Doca dos Pescadores (Setúbal), às 11.00.

SOBRE A CIÊNCIA VIVA NO VERÃO
A Ciência Viva no Verão é organizada desde 1996 pela Ciência Viva em colaboração com instituições científicas, Centros Ciência Viva, associações, autarquias e empresas. Decorre todos os anos entre 15 de Julho e 15 de Setembro.

Uma visita à “maternidade” de ostras e amêijoas, a Estação Experimental de Moluscicultura de Tavira, uma actividade de Fieldsketching, de observação e desenho de espécies na margem do rio Ave ou um passeio nocturno na Ria Formosa em barco solar para observar as estrelas são algumas das acções dedicadas aos rios e à água este ano.

Programa completo e inscrições em www.cienciaviva.pt

MAIS ACÇÕES CIÊNCIA VIVA NO VERÃO PARA REPORTAGEM AQUI.

Inscrições para jornalistas:
Departamento de Comunicação, Marketing e Design
Catarina Figueira: 96 156 09 26