Comunicados de Imprensa

[ Imprimir ] [ Listar Comunicados ]
17-09-2018
Gago Conferences on European Science Policy: Ciência e inovação para uma Europa mais democrática e sustentável

DIVULGAÇÃO IMEDIATA

O legado de José Mariano Gago mobiliza o debate actual sobre algumas das questões mais críticas que marcam as políticas públicas de ciência na Europa. É este debate que atrai a Viena, dia 21 de Setembro, governantes, cientistas e dirigentes das mais importantes organizações de ciência da Europa, como o CERN, a Agência Espacial Europeia ou a Euroscience.

Nesta segunda edição o que está em discussão é o papel dos cidadãos no rumo da ciência e da inovação na Europa, em áreas tão decisivas como o tratamento e prevenção do cancro, ou tão controversas como a Inteligência Artificial e a Big Data. Nestas últimas, os desenvolvimentos mais recentes estão a provocar alterações profundas no mercado de trabalho, na segurança ou na privacidade que podem originar alguma inquietação em sectores da sociedade mais diretamente afectados.

O envolvimento dos cidadãos no debate científico e na decisão política é uma forma de transformar esta inquietação em participação informada, sustentada e relevante para a democracia na Europa. É esta ideia - central no pensamento de José Mariano Gago - que inspira este encontro de cientistas e decisores políticos na Áustria.

A oportunidade deste debate é tanto maior quanto se decide neste momento o novo programa de investigação e inovação da Comissão Europeia (Horizon Europe), com o financiamento mais ambicioso de sempre, no valor de 100 mil milhões de euros, para os anos de 2021-2027. Importa, por isso, assegurar o acompanhamento democrático e aberto deste investimento no conhecimento e na inovação.

Esta é também a ocasião para homenagear quatro personalidades que têm investigado e promovido o envolvimento dos cidadãos europeus com a ciência. Serão distinguidos com os Gago Awards in European Science Policy: Alexandre Quintanilha, Presidente da Comissão Parlamentar de Educação e Ciência; George Gaskell, Professor emérito da London School of Economics; Helga Nowotny, Professora emérita da ETH Zurich; e Vasilis Koulaidis, Professor emérito da Universidade do Peloponeso.

As Gago Conferences on European Science Policy são um forum internacional para aprofundar o debate de desafios emergentes na política europeia de investigação e inovação. Estas conferências procuram reforçar a cooperação internacional nas áreas da ciência e tecnologia europeias para aumentar o seu impacto à escala global. A primeira edição teve lugar em Fevereiro deste ano, no i3S - Instituto de Investigação e Inovação em Saúde, no Porto, e foi dedicada à investigação do cancro na Europa.

As conferências são uma organização conjunta do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e da Ciência Viva, Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica.

Programa detalhado em www.gagoconf.org

Mais informações:

Departamento de Comunicação, Marketing e Design
Catarina Figueira: 96 156 09 26