Comunicados de Imprensa

[ Imprimir ] [ Listar Comunicados ]
03-06-2019
Erasmus Escola Ciência Viva: alunos do Castelo trocam escola de Lisboa por aulas ao pé de morcegos

Já não é preciso esperar pela Faculdade para se fazer o programa Erasmus! Uma turma de alunos da Escola Básica do Castelo disse hoje adeus à sua escola, em Lisboa, onde só regressará na próxima segunda-feira. Durante esta semana, as aulas destas crianças decorrerão no Centro Ciência Viva do Alviela - Carsoscópio. Esta espécie de Erasmus para pequeninos é um programa de intercâmbio escolar que tem como objectivo dar a conhecer aos alunos do 1.º Ciclo as actividades desenvolvidas na Rede Nacional de Centros Ciência Viva.

No Carsoscópio, os alunos terão oportunidade de observar morcegos de perto e conhecer o habitat destas criaturas que vivem no escuro. Na quinta-feira, 6 de Junho, às 16.30, Pedro Alves será o convidado do Encontro com o Cientista, uma das actividades preferidas das turmas que frequentam a Escola Ciência Viva. O investigador irá revelar aspectos da biologia e ecologia dos morcegos, seguindo-se um passeio ao início da noite para conhecer um pouco da actividade nocturna destes mamíferos através de detectores de ultra-sons. O equipamento capta as emissões sonoras dos morcegos, na generalidade inaudíveis para o Homem, e “transforma-os” em audíveis. Já noite dentro, os alunos estarão prontos para devolver à natureza caixas-abrigo nas quais os morcegos podem habitar e acasalar.

Nos restantes dias irão participar em actividades de laboratório e de robótica, estando previstas saídas de campo ao Polje de Minde e à Gruta do Algar da Pena e um percurso interpretativo nos Olhos de Água, com direito a mergulhos no Rio Alviela. Não faltarão ainda sessões de cinema e uma edição especial da Noite no Museu que fará as delícias dos pequenos cientistas forenses. Programa completo aqui.

A EB do Castelo faz parte do Agrupamento de Escolas Gil Vicente e acolhe uma população multicultural que se insere na freguesia de Santa Maria Maior, uma das zonas mais populares e turísticas da cidade de Lisboa. Os 20 alunos, com idades entre os 9 e os 11 anos, serão acompanhados no Alviela pela professora titular e pela professora de Inglês, para além da equipa do Carsoscópio.

É a segunda vez que este grupo de alunos tem uma experiência de ensino fora de portas. Anteriormente já tinham passado uma semana de aulas na Escola Ciência Viva do Pavilhão do Conhecimento, tirando partido de todos os recursos daquele que é o maior centro de ciência e tecnologia do país.