Comunicados de Imprensa

[ Imprimir ] [ Listar Comunicados ]
30-05-2019
250 jovens cientistas brilham com os seus projectos na Mostra Nacional de Ciência

Duzentos e cinquenta jovens cientistas e investigadores invadem a partir de hoje, e até sábado, o Centro de Congressos da Alfândega do Porto. É a 13.ª edição da Mostra Nacional de Ciência, uma iniciativa da Ciência Viva, da Fundação da Juventude e da autarquia do Porto. O objectivo do certame é dar a conhecer os projectos de investigação não profissional desenvolvidos pelos grupos de estudantes – maioritariamente do Ensino Secundário e dos primeiros anos do Ensino Superior – sob orientação dos seus professores.

Na edição deste ano estarão presentes 97 projectos de 11 áreas, tais como Ciências do Ambiente, Biologia, Engenharias e Ciências Sociais. Os trabalhos tinham sido previamente apresentados e selecionados por um júri durante o 27.º Concurso para Jovens Cientistas. Tarefa semelhante terá durante os três dias da mostra um painel de jurados coordenado pela Ciência Viva e composto por professores, investigadores e outras personalidades reconhecidas na área.

Os melhores projectos podem receber prémios monetários no valor total de 50 mil euros e representar Portugal no European Union Contest for Young Scientists (EUCYS), que se realiza em Setembro em Sofia, na Bulgária, ou no International Science and Engineering Fair (ISEF), que terá lugar na Califórnia em Maio de 2020. Além destas iniciativas, estão previstas participações em eventos no Luxemburgo, Suíça, Macau, Abu Dhabi e Brasil. Em todos estes certames, os participantes portugueses terão a oportunidade de contactar com jovens investigadores e cientistas de contextos culturais e projectos diferentes dos seus.

A vertente internacional da Mostra Nacional de Ciência está reforçada com a participação de jovens cientistas de Moçambique e de Espanha. Outro dos pontos fortes do programa é a presença de participantes de edições anteriores, que darão o seu testemunho na primeira pessoa sobre a importância desta iniciativa no seu percurso.