[ Imprimir ] [ Listar Comunicados ]
23-04-2020
Comissão Europeia lança hackathon para combater a Covid-19 com o apoio da Ciência Viva

Começa amanhã, 24 de Abril, uma hackathon (maratona informática) promovida pela Comissão Europeia e apoiada pela Ciência Viva para desenvolver rapidamente projectos para ajudar na luta contra a Covid-19. Quem participar tem de encontrar “soluções a curto prazo, relacionadas com saúde, continuidade de negócios, trabalho remoto e educação à distância, coesão social e política, entre outros”. Há 50 mil euros em prémios para os projectos vencedores.

O #EUvsVirus é uma maratona de programação e design de soluções para combater a actual pandemia. O desafio foi lançado pelo Conselho Europeu de Inovação e abrange os 27 estados membros, assim como Noruega, Suíça, Israel, Ucrânia e Turquia. A Ciência Viva associa-se à divulgação desta iniciativa para assegurar uma participação nacional ampla e diversificada envolvendo as comunidades tecnológicas e empreendedoras na criação de soluções.

A decorrer até ao próximo domingo, a hackathon está estruturada em categorias que abordam problemas que precisam de soluções a curto prazo. As candidaturas estão abertas para equipas ou participações individuais que apresentem soluções para cada problema, sendo também aceites candidaturas para parceiros que queiram apoiar o projecto.
Além do prémio monetário, os vencedores serão integrados numa plataforma do Conselho Europeu de Inovação, que facilitará o estabelecimento de ligações a utilizadores, assim como o acesso a investidores, fundações e outras opções de financiamento.

O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, é o embaixador nacional desta iniciativa que conta já com mais de 500 portugueses registados. AStartup Portugal é curadora nacional da hackathon pan-europeu, cabendo-lhe impulsionar os esforços feitos a partir de Portugal, um dos países com maior participação.
As inscrições decorrem até ao final do dia de hoje.

Mais informações em euvsvirus.org.

Candidaturas aqui.