[ Imprimir ] [ Listar Comunicados ]
08-05-2020
Dia Nacional dos Cientistas: Festival de Ciência Online celebra e revela o trabalho dos investigadores

No dia 16 de Maio, Dia Nacional dos Cientistas, vamos estar todos ligados ao Festival de Ciência Online. Serão três horas de emissão online com a ciência e os cientistas que ninguém vai querer perder.


“Informar, inspirar, cativar”. O Festival de Ciência Online celebra a ciência e os cientistas como motores para o progresso social assente na curiosidade, na criatividade, no pensamento crítico e no envolvimento de todos os cidadãos.


Ao longo da emissão iremos descobrir as mais recentes descobertas da ciência, conhecer os rostos de quem a faz, participar em conversas com investigadores e explorar várias actividades e desafios. O astronauta da ESA Andreas Mogensen, a astrobióloga Zita Martins, o botânico Jorge Paiva, o cientista polar José Xavier, a Presidente da Agência Espacial Portuguesa Chiara Manfletti, o físico e Prémio Nobel da Paz Mohan Munasinghe, a engenheira de Materiais Elvira Fortunato, o patologista Sobrinho Simões, a socióloga Luísa Schmidt, o economista Ricardo Paes Mamede, o Presidente da Comissão Parlamentar de Educação e Ciência Alexandre Quintanilha, a bióloga Maria Mota e o virologista Pedro Simas serão alguns dos convidados. A apresentação do Festival ficará a cargo da equipa do magazine de ciência e tecnologia Falar Global.


Os Centros Ciência viva prepararam para o Festival de Ciência Online um conjunto de experiências científicas no formato de demonstrações e shows de ciência que as famílias poderão replicar em casa. O público poderá ainda testar os seus conhecimentos e ganhar entradas para os Centros Ciência Viva respondendo em directo a perguntas sobre ciência.


Esta é a homenagem da Ciência Viva ao trabalho dos investigadores, que através das suas conquistas possibilitam avanços imprescindíveis para melhorar a qualidade de vida das populações em áreas como a saúde, a educação, o ambiente ou a tecnologia.


O Festival de Ciência Online é uma organização da Ciência Viva e da Rede Nacional de Centros Ciência Viva, com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.


O Dia Nacional dos Cientistas foi instituído em 2016 por Resolução da Assembleia da República. O dia 16 de Maio – data do nascimento de José Mariano Gago – foi escolhido para homenagear o seu legado.


Programa detalhado em www.cienciaviva.pt.



logos