Para uma comunicação em saúde mais eficaz

A adoção de comportamentos protetores da saúde, de prevenção da doença e os autocuidados pressupõem uma correta assimilação da informação médica pelos cidadãos, através de um diálogo claro e participado. Ao criar o concurso COMUNICAR SAÚDE, a Ciência Viva pretende apoiar projetos que respondam de forma efetiva e inovadora à necessidade de melhorar a comunicação da informação médica como forma de promover a literacia em saúde dos cidadãos.

A Ciência Viva torna pública a abertura do concurso COMUNICAR SAÚDE que apoia projetos inovadores na área da comunicação em saúde, dirigidos a instituições de ensino superior, unidades de investigação e desenvolvimento, sociedades científicas e associações com trabalho relevante nesta área. Os projetos deverão evidenciar parcerias com instituições envolvendo profissionais da área da saúde que, direta ou indiretamente, interajam com a população, numa perspetiva de partilha de conhecimentos.

OBJETIVO

As ações de promoção da literacia em saúde realizadas nos projetos COMUNICAR SAÚDE deverão contribuir para a promoção da literacia em saúde dos cidadãos e para a aquisição de competências de comunicação que facilitem a interação, direta ou mediada, entre a comunidade de profissionais e o público em geral, podendo incluir nomeadamente:

  • O contacto direto e pessoal com profissionais de saúde, técnicos de diagnóstico e terapeutas, farmacêuticos, outros profissionais da área da saúde, investigadores e comunicadores de ciência;
  • Atividades conjuntas com instituições de ensino superior, nomeadamente com alunos e/ou responsáveis de cursos na área da saúde;
  • A colaboração direta com associações de apoio a doentes numa perspetiva de prevenção.