CONVITE PÚBLICO À APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS
A Europa enfrenta um movimento de populações, imigrantes ou refugiadas, sem precedentes desde a Segunda Guerra Mundial. Muitas crianças e jovens chegam aos países de acolhimento com escolaridade interrompida por circunstâncias adversas, e com dificuldades de aprendizagem acrescidas pelo desconhecimento da língua.
Ao criar o programa INTEGRA, a Ciência Viva pretende apoiar projectos inovadores de inclusão pela educação e cultura científica.
Ao abrigo do programa INTEGRA, a Ciência Viva torna público um convite à apresentação de candidaturas por instituições sociais e culturais sem fins lucrativos para, em articulação com instituições científicas e de ensino superior, museus, centros de ciências e escolas, promover acções de inclusão social de crianças e jovens em contextos de migração ou de deslocação forçada dos seus países de origem.
A partir de 21 de Abril de 2016, aceda a
www.cienciaviva.pt para se familiarizar com o processo e os requisitos da candidatura, que devem ser submetidas até às 01 de Julho.
Para qualquer questão sobre a elaboração de candidaturas contacte-nos através de
integra@cienciaviva.pt
As acções de educação e cultura científica e tecnológica realizadas nos projectos INTEGRA deverão contribuir para a aquisição de competências linguísticas, sociais, cognitivas e de comunicação que facilitem a aprendizagem da língua e a integração na sociedade portuguesa, podendo incluir nomeadamente:
- O contacto directo e pessoal com profissionais da ciência e da tecnologia
- Actividades conjuntas com museus e Centros Ciência Viva
- Actividades de ciência e cultura que promovam o envolvimento de famílias e comunidades num contexto de diversidade cultural
- Valorização da experiência, cultura, tecnologia e conhecimento das comunidades migrantes ou deslocadas
- Apoio aos professores na sua acção educativa com crianças e jovens em contexto de migração ou com o estatuto de refugiado ou deslocado
Toda a informação disponível em:
www.cienciaviva.pt/concurso/integra