Ciência para a Inclusão Social

A Europa enfrenta um movimento de populações, imigrantes ou refugiadas, sem precedentes desde a Segunda Guerra Mundial. Muitas crianças e jovens chegam aos países de acolhimento com escolaridade interrompida por circunstâncias adversas, e com dificuldades de aprendizagem acrescidas pelo desconhecimento da língua. Ao criar o programa INTEGRA, a Ciência Viva pretende apoiar projectos inovadores de inclusão pela educação e cultura científica.

Candidaturas

Ao abrigo do programa INTEGRA, a Ciência Viva torna público um convite à apresentação de candidaturas por instituições sociais e culturais sem fins lucrativos para, em articulação com instituições científicas e de ensino superior, museus, centros de ciências e escolas, promover acções de inclusão social de crianças e jovens em contextos de migração ou de deslocação forçada dos seus países de origem.

Candidaturas

OBJECTIVO

Apoio a projectos que usem a educação e a cultura científica como suporte à inclusão de crianças e jovens em contextos de migração, asilo ou deslocação forçada.

ACTIVIDADES
ALGUMAS SUGESTÕES

  • Contacto directo e pessoal com profissionais da ciência e da tecnologia
  • Actividades conjuntas com museus e centros Ciência Viva
  • Actividades de ciência e cultura que promovam o envolvimento de famílias e comunidades num contexto de diversidade cultural
  • Valorização da experiência, cultura, tecnologia e conhecimento das comunidades migrantes ou deslocadas
  • Apoio aos professores na sua acção educativa com crianças e jovens em contexto de migração ou com o estatuto de refugiado ou deslocado