COVID-19 é o nome da doença infecciosa causada pelo vírus da família dos coronavírus descoberto mais recentemente. Esta doença infecciosa ainda não tinha sido detetada antes da sua propagação na província de Hubei, na China, em dezembro de 2019.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) decidiu atribuir a designação de COVID-19 à doença provocada pelo vírus "SARS-CoV-2". O nome foi combinado da seguinte forma: "CO" para Corona, "VI" para vírus, "D" para disease [doença], e "19" para o ano em que foi reconhecida e identificada.
A semelhança de nomenclatura do "SARS-CoV-2" com a doença SARS, leva algumas pessoas a questionar se estaremos a falar da mesma doença.
Apesar da proximidade genética entre os dois vírus, e de acordo com dados da Organização Mundial de Saúde, a COVID-19 tem maior capacidade de dispersão, mas uma taxa de mortalidade menor. Quanto ao SARS, não são conhecidos casos desde 2003.
Nas regiões do mundo afetadas, a Organização Mundial da Saúde recomenda medidas de higiene e etiqueta respiratória para reduzir a exposição e transmissão da doença. Estas medidas incluem:
- tapar o nariz e boca quando espirrar ou tossir (com lenço de papel ou com a zona interior do cotovelo, nunca com as mãos; deitar sempre o lenço de papel no lixo);
- lavar as mãos frequentemente (incluindo sempre que se assoar, espirrar, tossir ou após contacto direto com pessoas doentes)
- evitar contacto próximo com pessoas com infeção respiratória.