À conversa com Fabiola Gianotti , diretora-geral do CERN

Acompanhe em Direto

O Auditório José Mariano Gago, no Pavilhão do Conhecimento, recebe Fabiola Gianotti, diretora-geral do CERN – Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear, para uma palestra intitulada “O Bosão de Higgs e as nossas vidas”. Fabiola Gianotti vai abordar os desafios do CERN para as próximas décadas, da investigação do Universo ao nível mais fundamental à forma como esta impulsiona a inovação tecnológica e social. À diretora-geral do maior laboratório de Física do mundo juntam-se uma jornalista, um representante da indústria e um jovem estudante de doutoramento, para um debate sobre o impacto da Física de Partículas na sociedade.

Diagnóstico médico e imagiologia, tecnologias e instalações capazes de resistir aos ambientes extremos do Espaço, fabrico de chips para computadores ou sensores de monitorização de poluição… são alguns dos exemplos do know-how resultante da Física de Partículas.

Programa

18:00 Abertura
  • Rosalia Vargas, Presidente da Ciência Viva, e Mário Pimenta, Presidente do LIP
18:10 Keynote
  • Fabiola Gianotti, CERN
18:50 Debate
  • Fabiola Gianotti, Ricardo Barrué, doutorando do LIP, e Rodrigo Pascoal, Critical Software, com moderação de Sara Sá, Exame Informática 
19:30 Encerramento

 

*Evento integralmente em língua inglesa.

Fabiola Gianotti

Doutorada em Física Experimental de Partículas pela Universidade de Milão, Fabiola Gianotti é, desde 1994, investigadora do CERN. Em 2012, apresentou os resultados de ATLAS no seminário organizado no CERN em que foi anunciada a descoberta do bosão de Higgs pelas experiências ATLAS e CMS. A 1 de janeiro de 2016 tornou-se na primeira mulher a ocupar o cargo de diretora-geral do CERN. É autora e coautora de mais de 500 publicações em revistas científicas e integrou os rankings “100 mulheres mais inspiradoras” pelo jornal The Guardian , “Personalidade do Ano” pela revista Time e “100 mulheres mais influentes” pela Forbes .