Café de Ciência na Assembleia da República
13th Science Cafe | 9th April 2015
Science Café at the Parliament: Biotechnology - Challenges in the manipulation of life
Manipular organismos vivos confere um poder que deve ser escrutinado.
Os impactos na sociedade e no ambiente, os riscos e benefícios e os limites éticos devem ser debatidos de forma transparente e aberta. Só um debate alargado pode permitir ao público formar uma opinião fundamentada sobre os avanços da biotecnologia e à comunidade científica encaminhar os seus esforços para uma investigação socialmente responsável.
Neste Café de Ciência são debatidos os avanços da biotecnologia no nosso país, os seus impactos e implicações éticas. Antibióticos, vacinas e terapias regenerativas, produção de novos combustíveis, desenvolvimento de culturas agrícolas resistentes a pragas, são exemplos em que a biotecnologia tem hoje um papel estratégico.
São convidados deste Café de Ciência investigadores e empresários ligados às diferentes áreas da biotecnologia, bem como especialistas em ética. Destacamos ainda a participação de estudantes do ensino secundário envolvidos na World Biotech Tour , um projecto internacional de divulgação da Biotecnologia, em que o Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva participa.
Exemplos de tópicos a debater:
- Manipulação de células vivas, nanocápsulas: limites e desafios da biotecnologia na saúde.
- Plantas resistentes à seca, às pragas, valorização das espécies endógenas. E a biodiversidade?
- Novos combustíveis, bioremediação: organismos microscópicos que criam bom ambiente.
- Que futuro para a biotecnologia azul?
O Café de Ciência na Assembleia da República é uma iniciativa conjunta da Ciência Viva e da Comissão Parlamentar de Educação, Ciência e Cultura, em colaboração com o CLA - Conselho dos Laboratórios Associados.