Semana Internacional do Cérebro
Os Neurocientistas vão à Escola
Pesquisar actividades por:
Para receber um neurocientista na sua escola, deve inscrever-se através desta página. Após inscrição, os Centros de investigação contactam a escola para acertar os detalhes da visita e o programa de actividades.
Nota: as inscrições terminam quando a disponibilidade de assegurar sessões for esgotada.
|
Faculdade de Medicina da Universidade do Porto
Conheces o teu cérebro?
Porto
Data: A combinar com os docentes
Público Alvo: Alunos de diversos graus de escolaridade (1º -12º ano)_ estão ainda previstas visitas a infantários
Investigador responsável: Isaura Ferreira Tavares
Atividades relacionadas com a forma como o Cérebro funciona em situações normais e como é afetado por situações de agressão.
Acção Esgotada
Instituto de Investigação do Medicamento (iMed.ULisboa)
Disfrutar das neurociências nas escolas
Lisboa e arredores
Data: 16 a 20 março 2020, horário a acertar com a Escola
Público Alvo: Ensino Secundário
Investigador responsável: Adelaide Fernandes/ Rui Silva
As palestras que irão ser dadas pelos nossos investigadores visam alargar o conhecimento e a compreensão da população estudantil na área do cérebro e das neurociências. Assim vários aspetos irão ser focados, nomeadamente a estrutura e função das suas diferentes regiões do cérebro, as células que o constituem e suas principais funções na saúde e na doença, o desenvolvimento de doenças neurodegenerativas, o efeito das drogas de abuso ao nível cerebral, alertar para o fato de um envelhecimento ativo ser também benéfico para o cérebro, e quais os mais recentes avanços no estudo do cérebro.
Acção Esgotada
Disfrutar das neurociências nas escolas
Lisboa e arredores
Data: 16 a 20 de março 2020, horário a acertar com a Escola
Público Alvo: Ensino 1º Ciclo
Investigador responsável: Adelaide Fernandes/ Andreia Barateiro
As palestras que irão ser dadas pelos nossos investigadores visam incitar o conhecimento e a compreensão da população estudantil na área do cérebro e das neurociências. Assim vários aspetos irão ser focados, nomeadamente a estrutura e função das diferentes regiões do cérebro, as células que o constituem e suas principais funções na saúde e na elaboração dos sentidos, bem como quais os cuidados de proteção civil para proteger o bom funcionamento do cérebro.
Acção Esgotada
O Cérebro trocado em miúdos
Lisboa (cidade)
Data: 16 a 20 março 2020, horário a acertar com a Escola
Público Alvo: Ensino 1º Ciclo (1º a 4º anos)
Investigador responsável: Joana Amaral
Com esta atividade pretendemos explicar aos mais novos como funciona o nosso cérebro, bem como alertá-los para a importância de o tratarmos bem (focando na alimentação, proteção de acidentes, exercício físico, etc.) A atividade inclui uma palestra didática sobre a morfologia e função do cérebro humano e sobre a sua unidade funcional, o neurónio. Os conceitos serão abordados usando imagens atrativas, exemplos e analogias. As crianças serão encorajadas a intervir e partilhar as suas dúvidas/pensamentos sobre o tema.
Iremos ainda promover um «passeio guiado pela anatomia do cérebro», no qual as crianças poderão explorar modelos anatómicos do cérebro e neurónios humanos e observar e comparar cérebros preservados de diferentes mamíferos (murganho, rato, coelho). No final da visita, e para consolidar os conceitos aprendidos de forma divertida, as crianças serão convidadas a participar em diversos jogos sobre o tema que podem incluir quizzes, palavras cruzadas, desenhos para colorir, etc.
Acção Esgotada
Porque morrem os neurónios?
Lisboa (cidade)
Data: 16 a 20 de março 2020, horário a acertar com a Escola
Público Alvo: 3º ciclo do ensino básico (7º, 8º e 9º ano) e do ensino secundário (10º, 11º e 12º ano
Investigador responsável: Joana Amaral
Com esta atividade pretendemos alargar o conhecimento dos jovens estudantes sobre o funcionamento do cérebro humano, bem como divulgar os progressos e benefícios da investigação científica na área das neurociências. Abordaremos a organização estrutural e funcional do cérebro humano e das células que o constituem, bem como a forma de comunicação entre elas. Falaremos de como morrem os neurónios no contexto de doenças neurodegenerativas e ao longo do envelhecimento, focando os mecanismos celulares e moleculares envolvidos no programa de morte, bem como de possíveis estratégias terapêuticas utilizadas ou em fase de estudo. Abordaremos também aspetos relacionados com a interação cérebro-ambiente, nomeadamente o impacto das drogas de abuso, e outras, no funcionamento do cérebro, e a importância do exercício físico e de uma alimentação saudável como forma de contrariar o declínio cognitivo associado ao envelhecimento.
Acção Esgotada
Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes, Faculdade de Medicina, Universidade de Lisboa
Queres saber como é o teu cérebro?
Região da Grande Lisboa
Data: 16 a 20 março 2020, data e horário a acertar com a Escola (disponibilidade para ser fora desta semana)
Público Alvo: Ensino Secundário
Investigador responsável: Rita Aroeira
Palestras de 40 a 60 min sobre:
- a estrutura e funcionamento do cérebro,
- a forma como o cérebro se desenvolve ao longo da idade,
- drogas e o cérebro,
- doenças neurodegenerativas,
- como estudar o cérebro.
Acção Esgotada