O RELÓGIO DE SOL

Caderno "Onde Estás?

  

  

O Sol é uma estrela, uma bola de gás muito quente que nos dá o calor e a luz necessários à vida.


Esta é a imagem do Sol, fotografada do espaço. Como vês, é uma enorme bola de fogo que lança as suas chamas pelo espaço, iluminando e aquecendo a Terra.


No Verão, o Sol sobe mais alto no céu e os dias são mais longos que as noites. De Inverno o Sol não sobe tanto, há menos horas de luz e por isso está mais frio.


Observação


Quando o Sol está mais alto no céu atinge-se o meio do dia. Podes saber quando é o meio do dia através das sombras. Olha para as sombras das árvores ou dos edifícios quando vais de manhã para a escola: as sombras são longas pela manhã; ao meio do dia, as sombras são menores e, pela tarde, são outra vez maiores.



Experiência


Sozinho ou com amigos marca um ponto no chão, num sítio largo, onde possas fazer riscos. O ideal seria no pátio da escola. Coloca-te sobre a marca e pede a um amigo que assinale com giz o fim da tua sombra. Volta à tua marca de meia em meia hora ou de hora a hora, marcando com o giz o fim da tua sombra. O comprimento da tua sombra e a sua direcção variam ao longo do dia. Ao meio do dia a sombra vai ser mais curta, e ao princípio ou ao fim do dia a sombra vai ser mais longa.


Agora podes traçar uma linha que passe pelos vários pontos que marcaste. Volta a colocar-te na marca central e vira-te para o ponto sobre a linha que está mais perto de ti. Nesse momento acabaste de te virar para o Pólo Norte da Terra. Verifica com a tua bússola. Podes agora traçar no chão a rosa-dos-ventos com os pontos cardeais!



Experiência


O Sol está mais alto no céu quando se atinge o meio do dia. Ao nascer e ao pôr do Sol a sua sombra é mais longa. Assim, podes construir um relógio que te permite saber qual a hora do dia.


  • Recorta o teu relógio de Sol da cartolina e dobra-o de modo a que fique como na figura.
  • Recorta a marca em U e dobra-a pelo tracejado.
  • Recorta a bolinha preta do mostrador de modo a caber uma palhinha de refresco.
  • Cola as abas cinzentas da cartolina à parte inferior do relógio de Sol e introduz uma palhinha de refresco no orifício.
  • Inclina a palhinha de modo que a sua parte de baixo encaixe no bocadinho de papel que ficou levantado.

Coloca o teu relógio de Sol num sítio iluminado, ao ar livre, à janela ou na varanda.


Com a ajuda da tua bússola, orienta o teu relógio de Sol pelas direcções cardeais marcadas na cartolina.


O teu relógio de Sol está já a funcionar. A sombra da palhinha indica-te aproximadamente a hora solar sobre o mostrador da cartolina. Na Primavera e no Verão a sombra da palhinha incide sobre o mostrador exterior, no Outono e no Inverno a sombra incide no mostrador interior.


Se colocares o relógio de Sol à tua janela saberás sempre quando é de manhã ou de tarde, ou se é meio-dia. Com um pouco de prática não precisarás de olhar para o teu relógio de pulso para perceberes quanto tempo passou. Para além disto, podes ainda saber se estás na Primavera-Verão ou no Outono-Inverno. Mas nota que no Verão o nascer do Sol é antes das 6 horas solares e que o pôr do Sol é também mais tarde. No Inverno é precisamente o contrário. Isto acontece porque no Verão os dias são mais longos que as noites e no Inverno as noites são mais longas que os dias.