Uma parceria da Ciência Viva com a ESA

Iniciativas

3.ª Conferência de Professores EspAciais - ESERO Portugal

28 e 29 de outubro de 2016
Pavilhão do Conhecimento, Centro Ciência Viva

A conferência este ano focou o tema À descoberta de Marte. 

Nos dias 28 e 29 de outubro os professores participantes tiveram acesso a palestras por cientistas e engenheiros portugueses ligados à missão Exomars e ao estudo do Sistema Solar, assim como workshops práticos com atividades adaptadas para a sala de aula.

Esta conferência encontra-se em fase de acreditação pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua.

 

PROGRAMA COMPLETO

 

Workshops:

 

 

 

1. Robôs em Marte
Vera Leonardo, Centro Ciência Viva de Sintra

Utilizando kits Lego® EV3 Mindstorm, programamos pequenos robôs para se movimentarem através de um percurso predefinido. Através de sensores analisamos o ambiente circundante para introduzir conceitos curriculares de Matemática, Geografia, Geologia, Biologia, Física e Química. 

 

2. Ótica e lasers na sala de aula
Gonçalo Figueira, Instituto Superior Técnico 

Neste workshop apresentaremos atividades experimentais com luz, lentes e filtros, adaptadas para a sala de aula, com base no kit Photonics Explorer, desenvolvido no âmbito do Ano Internacional da Luz. Estas atividades integram-se nos conceitos curriculares desenvolvidos no 3.º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário.

 

3. Astro Pi
César Marques | Rui Delgado | Luís Esturrado, Escola Profissional de Almada

Apresentamos neste workshop uma introdução à programação para Raspberry Pi integrada no desafio Astro Pi, proposto pelo astronauta Thomas Pesquet e pela Agência Espacial Europeia. Os vencedores deste desafio europeu controlarão um kit Astro Pi que está na Estação Espacial Internacional, podendo interagir diretamente com os astronautas. O concurso está aberto a alunos até aos 16 anos. 

 

4. Materiais Espaciais
Adelina Machado | Maria Manuel Costa, Ciência Viva | Escola Secundária de Leal da Câmara

Neste workshop apresentamos um kit de materiais com características diferentes que serão submetidos a teste no nosso laboratório. De que são feitos os foguetões? Vamos investigar quais as características que os materiais deverão ter para ir para o Espaço.

 

5. Uma história de descobertas
Sara Anjos | Carla Ribeiro, NUCLIO |Ciência Viva | Space Awareness

Este workshop apresentará conceitos sobre navegação astronómica, conceitos de posicionamento como latitude e longitude, orientação noturna, posicionamento das estrelas e constelações e a ligação às viagens de navegadores como Fernão de Magalhães que efetuou a sua histórica viagem de circunavegação há quase 500 anos. 

 

6. Vamos construir foguetões
Isabel Borges, Planetário Calouste Gulbenkian - Centro Ciência Viva

O que é um foguetão e para que é preciso? Neste workshop vamos discutir os efeitos da gravidade, 3.ª Lei de Newton e a importância dos foguetões para as missões espaciais. Vamos construir e lançar diferentes tipos de foguetões (químicos e de ar) para investigar os parâmetros que definem a distância alcançada e trajetória.

 

 

Vídeos:

 

Conheça um pouco mais da Missão Exomars que está neste momento a caminho do planeta vermelho na página da ESA da missão.