3.º Aniversário! Estamos todos de parabéns. 3.º Aniversário! Estamos todos de parabéns.
Semana do Cérebro 16 a 22 de Março Semana do Cérebro 16 a 22 de Março
Recursos, formação e boas práticas para educadores e professores  Recursos, formação e boas práticas para educadores e professores
Missão X - Treina como um astronauta Missão X - Treina como um astronauta
Rádio Zig Zag Rádio Zig Zag
Ponha a leitura em dia Ponha a leitura em dia
Fechar

DESTAQUES

RECURSOS

Plantas amigas dos insetos polinizadores
Para se reproduzirem, mais de 90% das plantas com flor precisam da ajuda de insetos polinizadores. Também estes insetos não vivem sem as plantas, que lhes dão alimento a abrigo. Fique a conhecer algumas plantas essenciais à sobrevivência dos insetos polinizadores. Juntamente com os seus alunos, cultive e/ou conserve estas plantas na escola, contribuindo assim para a conservação da biodiversidade.

Cadeias tróficas aquáticas
Na natureza, todos os animais dependem uns dos outros, relacionando-se de muitas maneiras. Neste jogo de blocos empilháveis encontramos uma forma divertida de explorar a relação entre os diferentes níveis tróficos de várias cadeias alimentares aquáticas e o impacto (benéfico e/ou prejudicial) do ser humanos nas relações que se estabelecem entre organismos de diferentes espécies.

Recolha e tratamento de imagens dos satélites NOAA
Com esta atividade é possível recolher e compor imagens dos satélites NOAA 15, 18 e 19. O recurso permite a utilização de imagens reais como fator de motivação dos alunos possibilitando o trabalho, em contexto real, com instrumentos desenvolvidos pela comunidade científica.

Cristalização do sal
A existência de salinas está associada ao desenvolvimento económico do litoral desde os primórdios da história. Atualmente, em Portugal, assiste-se a uma realidade bem distinta de outrora. A maioria das salinas encontra-se desativada, existindo apenas algumas em funcionamento (ria de Aveiro, rio Mondego, Rio Maior, rio Tejo, rio Sado e ria Formosa).

Um Minuto de Ciência por dia não sabes o bem que te fazia
O Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva, em associação com a rádio Zig Zag, produz um podcast onde, num minuto, "traduz por miúdos" uma questão de ciência.

Ver Todos