RESOURCES

Plantas amigas dos insetos polinizadores
Para se reproduzirem, mais de 90% das plantas com flor precisam da ajuda de insetos polinizadores. Também estes insetos não vivem sem as plantas, que lhes dão alimento a abrigo. Fique a conhecer algumas plantas essenciais à sobrevivência dos insetos polinizadores.

Cadeias tróficas aquáticas
O impacte ambiental é definido o conjunto das alterações produzidas pelo Homem a nível ambiental numa determinada área que afetam direta, ou indiretamente, o bem-estar da população assim como a qualidade dos recursos ambientais.

Recolha e tratamento de imagens dos satélites NOAA
Com esta atividade é possível recolher e compor imagens dos satélites NOAA 15, 18 e 19. O recurso permite a utilização de imagens reais como fator de motivação dos alunos possibilitando o trabalho, em contexto real, com instrumentos desenvolvidos pela comunidade científica.

Cristalização do sal
A existência de salinas está associada ao desenvolvimento económico do litoral desde os primórdios da história. Atualmente, em Portugal, assiste-se a uma realidade bem distinta de outrora. A maioria das salinas encontra-se desativada, existindo apenas algumas em funcionamento (ria de Aveiro, rio Mondego, Rio Maior, rio Tejo, rio Sado e ria Formosa).

Um Minuto de Ciência por dia não sabes o bem que te fazia
O Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva, em associação com a rádio Zig Zag, produz um podcast onde, num minuto, "traduz por miúdos" uma questão de ciência.

Ver Todos