RESOURCES

Plantas amigas dos insetos polinizadores
Para se reproduzirem, mais de 90% das plantas com flor precisam da ajuda de insetos polinizadores. Também estes insetos não vivem sem as plantas, que lhes dão alimento a abrigo. Fique a conhecer algumas plantas essenciais à sobrevivência dos insetos polinizadores.

Cadeias tróficas aquáticas
O impacte ambiental é definido o conjunto das alterações produzidas pelo Homem a nível ambiental numa determinada área que afetam direta, ou indiretamente, o bem-estar da população assim como a qualidade dos recursos ambientais.

Recolha e tratamento de imagens dos satélites NOAA
Com esta atividade é possível recolher e compor imagens dos satélites NOAA 15, 18 e 19. O recurso permite a utilização de imagens reais como fator de motivação dos alunos possibilitando o trabalho, em contexto real, com instrumentos desenvolvidos pela comunidade científica.

Cristalização do sal
A existência de salinas está associada ao desenvolvimento económico do litoral desde os primórdios da história. Atualmente, em Portugal, assiste-se a uma realidade bem distinta de outrora. A maioria das salinas encontra-se desativada, existindo apenas algumas em funcionamento (ria de Aveiro, rio Mondego, Rio Maior, rio Tejo, rio Sado e ria Formosa).

Um Minuto de Ciência por dia não sabes o bem que te fazia
O Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva, em associação com a rádio Zig Zag, produz um podcast onde, num minuto, "traduz por miúdos" uma questão de ciência.

Estranha forma de cura
Num transplante de microbiota fecal, são colhidas fezes de um dador e introduzidas no intestino do recetor. Antes de se sentir repulsa por esta técnica, é importante lembrar que, por exemplo, as pessoas com a doença associada à bactéria patogénica Clostridium difficile têm de enfrentam uma ameaça que lhes pode custar a vida e este tem dado provas científicas de ser um método eficaz de recuperarem a saúde.

Ver Todos