MARCH - Making Science Real in Schools

O projeto europeu MARCH propõe-se criar uma rede de escolas, centros de investigação, empresas e parceiros locais para promover a inovação na educação em ciência e tecnologia.

Participam no projeto organizações de sete países europeus: Bulgária, Grécia, Alemanha, Lituânia, Sérvia, Reino Unido e Portugal. Com esta iniciativa pretende-se envolver jovens de escolas europeias em atividades que recorram a metodologias inovadoras para a aprendizagem da ciência.

 

 

Exemplos de Boas Práticas – Guia - PDF

 

Cidades Sustentáveis

O Projeto

 
Edição 2015-2016

Atividades nas Escolas


Edição 2014-2015

Atividades nas Escolas

 

 

Sessões de Formação de Professores
 

Sessão: Visitas de estudo: atividades antes, durante e após 

Explorar potencialidades de visitas de estudo como atividades promotoras de aprendizagens em contexto de educação formal, não-formal e informal.

Local da formação: Vila Nova da Barquinha 

Calendário: 10 de Setembro | 10.00 – 18.00
 

Vídeos 



 

 

Sessão: Casas Passivas e sustentabilidade ambiental: ponto de partida para atividades inquiry / IBSE

Formadoras: Cláudia Faria e Teresa Conceição
18 de Julho 2016  |  Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva

Vídeos

 

Sessão: Qualidade do Ar

Formador: Hugo Tente, CENSE, DCEA, FCT, Universidade NOVA de Lisboa
6 de maio 2016  |  Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva

Vídeos

 

Sessão: Eficiência Energética e Sustentabilidade Ambiental. Casas Passivas

Formadores: Romeu Vicente e Rui Oliveira, Universidade de Aveiro
9 de abril 2016

Vídeos 

 

 

Webinars

Webinar (professores)
Novembro 2015
Tema: Boas práticas em Ciência e Tecnologia | vídeo

Webinar (estudantes)
Fevereiro 2016 | vídeos

 

Encontro Europeu MARCH / Innovation Swap Workshop

8 de maio 2015    |  Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva, Lisboa
Apresentação de boas práticas em STEM. Partilha e divilgação de conteúdos inovadores.

Vídeos

Encontro Europeu MARCH - Cidades Sustentáveis

6 de março de 2015  |  Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva, Lisboa

VídeosFotografias | Programa

 

Aspetos valorizados no projeto
 
. Conteúdos de ciência e tecnologia
. Trabalho multidisciplinar
. Identificação de um problema local
. Envolvimento da comunidade (identificação de parceiros)
. Participação ativa dos alunos
. Recurso a TIC como suporte
. Saídas de campo 

 

Consultores  

Arquitetura Sustentável (coberturas verdes)          
Diana Fernandes, arquiteta paisagista, FCUP.

Qualidade do AR           
Investigador: Hugo Tente, CENSE - FCT/UNL

Eficiência energética
Investigadores: Paula Oliveira, Ana Ramos, Romeu Vicente, Universidade de Aveiro

Mobilidade urbana

Investigador: Gonçalo Salazar, CEIIA

Resíduos (pontas de cigarro)
Investigadora: Isabel Palma, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa

Ruído urbano
Investigadores: João Duarte e Vitor Bonifácio,
Universidade de Aveiro, Departamento de Física

Desperdício Alimentar
Investigadora: Iva Miranda Pires, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa

Erosão Costeira
Investigadora: Susana Costas, Centro de Investigação Marinha e Ambiental, Universidade do Algarve 

 

The State of the Art in Science Education
Resultados do estudo: M.AR.CH Empirical Studies
Autor: Todor Galev, Institute for the Study of Societies and Knowledge, Bulgaria.

 

 

Contactos

 

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