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Kit do Mar

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O Kit do Mar é composto por um conjunto de recursos educativos relacionados com os Oceanos, adaptadas aos diferentes ciclos de ensino e enquadrado nas orientações curriculares.

Sugere atividades de pesquisa e participação ativa dos jovens na sociedade abrangendo diversas áreas do conhecimento.

 

 

 

 

 

 

Pré-Escolar e 1º Ciclo - Destina-se a todos os professores, monitores e técnicos da área educativa ou lúdica que pretendam desenvolver actividades relacionadas com o tema mar com crianças entre os 3-9 anos, nas escolas ou em ambientes educativos não-formais. Destina-se igualmente a todos os que pretendam aproximar-se e conhecer as diferentes temáticas relacionadas com o mar. 

A Água dos Pólos - Conhecer as principais características do Ártico e Antártica. Explorar as propriedades físicas e químicas da água.


Animais Marinhos de Outros Tempos - Compreender o conceito de fóssil e reconhecer e valorizar o património geológico.


Era Uma Vez... Um Grão de Areia - Compreender que existem diferentes areias marinhas na costa portuguesa e identificá-las com base nas suas características.


Quem Vive Nos Oceanos? - Conhecer a fauna e flora dos Oceanos e a anatomia geral de alguns organismos marinhos.


Tubarões, Proteger e Conservar - Identificar o tubarão como espécie ameaçada. Suscitar o interesse pela preservação e conservação das espécies.


Come o Peixe Certo! - Conhecer algumas espécies marinhas utilizadas na nossa alimentação. Saber que espécies de peixe se encontram ameaçadas e porquê.


Um Mar de Pequenos Nadas - Introduzir o conceito de poluição marítima e identificar as suas principais causas. Promover a mudança de atitude nas visitas à praia.


D. Carlos, O Rei Oceanógrafo - Reconhecer o papel do Rei D. Carlos como pioneiro da Oceanografia em Portugal e explorar o quotidiano de um oceanógrafo.


Mergulhar Com A Menina do Mar - Descobrir a biodiversidade marinha, suas características, distribuição e adaptações, através dos personagens de um conto.


Vamos Vestir o Mar - Identificar diferentes espécies marinhas e tipos de vestuário típico de profissões ligadas ao mar.


A Arte e o Mar - Observar a pintura como um testeminho das descobertas científicas. Identificar o papel da arte na representação da biodiversidade marinha.


Mar de Palavras - Aquirir vocabulário específico sobre o Mar e reforço das competências linguísticas. Compreender a importância dos descobrimentos portugueses.

   

2º Ciclo e 3º Ciclo - Destina-se a todos os professores, monitores e técnicos da área educativa ou lúdica que pretendam desenvolver actividades relacionadas com o tema mar com jovens entre os 10-16 anos, nas escolas ou em ambientes educativos não-formais. Destina-se igualmente a todos os que pretendam aproximar-se e conhecer as diferentes temáticas relacionadas com o mar. 

As Profissões Ligadas ao Mar - Conhecer as atuais profissões ligadas ao mar a as que têm vindo a desaparecer


As Nossas Embarcações - Conhecer e identificar os diversos tipos de embarcações. Conhecer relatos da vida no mar através de excertos de diários de bordo.


Um Mar de Pequenos Nadas - Identificar, inventariar e refletir acerca das principais ameaças ao meio marinho. Consciencializar para o envolvimento da sociedade na conservação do oceano.


Vamos Adoptar o Oceano Atlântico - Conhecer as espécies marinhas ameaçadas em particular as espécies que são consumidas.


O Clube de Cientistas - Construir uma estação metereológica. Conhecer alguns parâmetros utilizados para determinar a qualidade da água.


Ver a Praia Com Outros Olhos - Reconhecer diferentes ecossistemas do litoral. Identificar a fauna e flora litoral. Criar atitudes responsáveis para a conservação da biodiversidade marinha.


Desportos Náuticos - Identificar os diferentes desportos náuticos. Refletir sobre os benefícios da prática de desportos náuticos.


Rov’s – Robots Submarinos - Identificar as capacidades e potencialidades da tecnologia robótica submarina na indústria, ciência e sociedade.


Vamos Vestir o Mar - Conhecer e divulgar as espécies marinhas, profissões associadas ao mar e objetos marítimos através da criação de vestuário, máscaras e mascotes.

Come o peixe certo - Compreender que espécies de pescado devemos privilegiar para garantir a continuidade de comunidades oceânicas equilibradas.

 

O projecto Kit do Mar é resultado do trabalho da Estrutura de Missão para Extensão da Plataforma Continental (EMEPC) e da Agência Cascais Atlântico, ao qual se juntaram vários outros parceiros tais como a Agência Ciência Viva, a Aporvela, o Aquário Vasco da Gama, a Docapesca, a Esri Portugal, Fórum Empresarial da Economia do Mar, o Ministério da Educação, o Oceanário de Lisboa e o Zoomarine, que contribuem para a sua divulgação, inovação e enriquecimento através da elaboração de novos conteúdos relacionados com o tema “Mar”.

 

A EMEPC promove anualmente o concurso nacional Kit do Mar. Podem participar as crianças e jovens de todos os ciclos de educação e ensino de estabelecimentos das redes pública e privada. Para receber divulgação basta enviar um e-mail para kitdomar(at)gmail.com com o seu contacto de email e nome e morada do estabelecimento de ensino.

 

A Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental foi criada pela Resolução de Conselhos de Ministros n.º 9/2005, com a missão de preparação e submissão da proposta de extensão da plataforma continental de Portugal.

O Projeto de Extensão da Plataforma Continental prevê o alargamento dos limites da plataforma continental portuguesa para lá das 200 milhas marítimas. A proposta portuguesa já foi submetida à Comissão de Limites da Plataforma Continental, que funciona junto das Nações Unidas, em 11 de maio de 2009.

O território Português passa a ser de cerca de 4 milhões de km2, equivalente a 91% da área emersa da União Europeia. Prevê-se que a proposta portuguesa seja avaliada na segunda metade da presente década. Os trabalhos que estão a ser desenvolvidos pela EMEPC de continuação de recolha de dados têm por objetivo o enriquecimento da proposta portuguesa, no sentido de fortalecer a respetiva fundamentação e eventualmente justificar o aumento da área a estender. O trabalho que tem vindo a ser desenvolvido constitui um marco fundamental no regresso de Portugal ao Mar.