Banner Conhecer os Oceanos
English

Princípios Essenciais

a. O Oceano exerce um controlo fundamental sobre o clima e as condições meteorológicas. Transporta energia e domina os ciclos da água e do carbono, moderando as oscilações de temperatura e mantendo a estabilidade da composição da atmosfera.

b. O Oceano absorve muita da radiação solar que atinge a Terra e liberta calor através da evaporação de grandes quantidades de água, impulsionando a circulação atmosférica. Na atmosfera a condensação deste vapor de água origina as nuvens e a precipitação. A condensação da água que se evapora dos mares quentes está na origem de furacões e ciclones.

c. A maior parte da precipitação resulta, originalmente, da água que se evapora do Oceano nas zonas tropicais.

d. A Oscilação Sul – El Niño provoca importantes alterações nos padrões atmosféricos a nível global, pois influencia a forma como, no Pacífico, o calor é libertado na atmosfera. A Oscilação do Atlântico Norte é um fenómeno atmosférico com repercussões muito importantes para o clima da Europa, correspondendo às flutuações na diferença de pressão atmosférica à superfície entre a região da Islândia (baixa pressão) e a dos Açores (alta pressão associada ao anticiclone dos Açores).

e. O Oceano controla o ciclo do carbono da Terra. Metade da produção primária na Terra tem lugar nas camadas do Oceano iluminadas pelo sol, sendo que o Oceano absorve cerca de metade do total de dióxido de carbono lançado na atmosfera.

f. O Oceano tem tido, e continuará a ter, uma influência significativa na regulação do clima, através da absorção, armazenamento e transporte de calor, dióxido de carbono e água.

g. As alterações na circulação do Oceano produziram mudanças consideráveis e abruptas no clima ao longo da história da Terra.