O AORA-CSA (Atlantic Ocean Research Alliance - Coordination and Support Action) tem como objectivo principal concretizar a Declaração de Galway (2013), assinada entre a União Europeia, os Estados Unidos e o Canadá, para promover a cooperação de investigação científica sobre o oceano. O AORA-CSA é uma acção de suporte e coordenação apoiada pela União Europeia no âmbito do Horizonte 2020 (H2020).
Foram identificadas áreas de investigação em que a coordenação dos esforços entre a União Europeia, os Estados Unidos e o Canadá é prioritária:
Abordagem ecossistémica
Sistemas de Observação
Biotecnologia Marinha
Aquacultura
Literacia do Oceano - Ciência e Sociedade
Mapeamento do fundo oceânico e dos habitats bênticos de profundidade
Lixo Marinho
Neste projecto a Ciência Viva coordena a área da Literacia do Oceano, entendida como a capacidade de compreender a influência do oceano na nossa vida e o impacto da actividade humana no oceano. Este conceito baseia-se no programa Ocean Literacy norte-americano, cuja adaptação ao contexto europeu tem sido debatida na Europa por redes informais de educadores, investigadores e comunicadores de ciência de ambos os lados do Atlântico (Ostend 2012, Plymouth 2013, Gotemburgo 2014). A sua implementação a nível europeu está a ser promovida pela União Europeia através dos projectos aprovados no Horizonte 2020 em que a Ciência Viva participa.
NOTÍCIAS
A 1.ª Cerimónia dos Atlantic Project Awards teve lugar durante a 3.ª Conferência das Partes Interessadas do Atlântico, em Dublin, a 27 de setembro de 2016. Os Atlantic Project Awards, apresentados por Karmenu Vella, Comissário para o Ambiente, Assuntos Marítimos e Pescas, pretendem homenagear grandes histórias de sucesso, alcançadas por projetos na área geográfica abrangida pela Estratégia Atlântica e que estão relacionados com a implementação do Plano de Ação para o Atlântico.
O AORA-CSA recebeu o prémio para para a Cooperação Internacional.
Até ao próximo dia 21 de Maio investigadores a bordo do navio irlandês RV Celtic Explorer participam numa expedição para cartografar uma faixa do fundo do Oceano entre a Irlanda e o Canadá. Este é um dos projectos de colaboração entre a União Europeia, os Estados Unidos e o Canadá no âmbito da Aliança para a Investigação do Atlântico (AORA). Acompanhe o blog dos investigadores aqui
|
Plano de Implementação (em actualização)
ConsórcioCoordenação: Marine Institute (MI) (IR) Parceiros: ICES - International Council for the Exploration of the Seas (DK) Ifremer - Institut Français de Recherche pour l'Exploitation de la Mer (FR) PLOCAN - Oceanic Platform of the Canary Islands (ES) IMR - Institute of Marine Research (NO) RANNIS - The Icelandic Centre for Research (IS) CV - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica (PT) WOC - World Ocean Council (UK) IOC -UNESCO - Intergovernmental Oceanographic Commission of UNESCO (EU) |
http://www.atlanticresource.org/
Workshops
Literacia Transatlântica do Oceano (TOL) em Lisboa – Estratégia para a Acção (2015)
Outras Iniciativas
Ligações Relevantes:
Projecto ResponSEAble
Projecto Sea Change
Projecto Sea for Society: Towards a Blue Society
European Marine Science Educators Association's (EMSEA)
Vídeos
Ocean literacy (from College of Exploration)
IPMA - Levantamento batimétrico do Atlântico
AORAC SA - Peter Heffernan